Janeiro de 2024
-
Joguinho de navegr pelo nilo - https://edition.cnn.com/interactive/2021/03/cnnix-steership
-
The Woman Who Poisoned 600 Men with Her Makeup - link
-
Planta Virtual: https://plant.max-richter.dev/
-
Tenha Rituais: https://thereader.mitpress.mit.edu/the-hidden-powers-of-everyday-rituals/
-
FILME: Segredos de um Escândalo (trailer) conta a história real de um casal que foi parar nos jornais após se descobrir que o relacionamento começou quando ela tinha 36 anos e ele apenas 13.
-
LIVROS: literatura sulamericana Roberto Bolaño:
- Estrela distante
Alberto Ruiz-Tagle é um jovem poeta esquivo e sedutor que frequenta, nos primeiros anos da década de 1970, as oficinas literárias da universidade de Concepción, no Chile. Com o golpe militar que se abate sobre o país em 1973, ele some de circulação, como praticamente todos os participantes das oficinas. Logo após o golpe, surge espetacularmente nos céus do país um audacioso aviador, Carlos Wieder, que escreve no ar versículos bíblicos e estranhos poemas. O narrador de Estrela distante, ele próprio um poeta iniciante, demora pouco para perceber que Ruiz-Tagle e Wieder são a mesma pessoa. Intrigado pelas múltiplas facetas desse estranho personagem, o narrador tenta seguir seu rastro e acaba por descobrir ao longo dos anos, e em vários países, sinais do envolvimento do poeta-aviador com os mais sórdidos aspectos da ditadura militar chilena. Com sua habitual mistura de documento, ensaio, memórias pessoais e ficção, Roberto Bolaño faz deste pequeno romance um retrato subjetivo da sua própria geração, que tinha em torno de vinte anos quando ocorreu a derrubada do governo Salvador Allende e a implantação de uma das mais sangrentas ditaduras militares do continente. Uma geração ceifada ou traumatizada pela tortura, pelo exílio ou pela morte precoce.
- Os detetives selvagens
Os protagonistas de Os detetives selvagens são Arturo Belano e Ulises Lima, dois poetas “marginais”, mas em poucos trechos do livro são eles que conduzem a ação. O leitor sabe deles quase sempre através do olhar de outros personagens, numa investigação típica de romance policial. Por sua vez, Belano e Lima também estão numa busca detetivesca, atrás dos rastros de uma misteriosa poeta vanguardista que desapareceu no deserto de Sonora, no norte do México. Na primeira parte, escrita em forma de diário, acompanhamos as andanças dos dois e seu grupo de poetas adeptos do “realismo visceral” em muitas conversas de bar, discussões intelectuais, encontros e desencontros sexuais, puxadas de fumo, num clima típico dos jovens daquela década. A segunda parte é composta por dezenas de “depoimentos” que reconstituem a trajetória de Arturo Belano e Ulises Lima durante os vinte anos que sucedem o diário. Cabe ao leitor-detetive fazer esta reconstituição, a partir dos fiapos que vai colhendo dos “depoentes”, alguns dos quais contam longas histórias (sempre muito interessantes) que pouco ou nada têm a ver diretamente com os dois enigmáticos protagonistas. Bolaño exercita aqui sua capacidade de dar a palavra a múltiplas e diferentes vozes e de fazer paródias hilariantes. A terceira parte retoma o diário, relata a busca pela poeta Cesárea Tinajero e explica, de certa forma, as duas décadas de errância dos protagonistas. Na verdade, com muito humor, ironia corrosiva e algum desespero, Bolaño faz o balanço de uma geração intelectual que era demasiado jovem quando havia projetos de transformação radical da América Latina e do mundo e que, ao chegar à idade de participar, descobriu que só restavam escombros e cadáveres. “A linguagem vigilante e cheia de graça de Bolaño, sua maneira de construir textos ao mesmo tempo desconcertantes, brilhantes e infinitamente próximos, é uma forma de resistir ao mal, à adversidade, à mediocridade.” - Le Monde “O tipo de romance que Borges teria escrito […]. Um livro original e belíssimo, divertido, comovente, importante.” - Ignacio Echevarría, El País “Um fecho histórico e genial para O jogo da amarelinha de Cortázar […] uma fenda que abre brechas pela quais haverão de circular novas correntes literárias do próximo milênio.” - Enrique Vila-Matas, Letras Libres
-
Monsieur Spade - série com o detetive Sam Spade, criado pelo escritor Dashiell Hammett, que se passa no sul da França.
- “Relíquia Macabra” (1941) filme com o detetive.
-
Entre os melhores achados de Janeiro com certeza está a entrevista da Fernanda Torres no Roda Viva. Ela tá efervescente, mais jovem de que os jovens atuais.
-
Pessoas pelo mundo gravam som de florestas e enviam para esse site tree.fm.
-
As previsões do pinterest para as tendências desse ano pra esse ano.
-
A revista Quatro Cinco Um trouxe um texto do Xico Sá sobre o livro com correspondências do Charles Bukowski falando, entre outras coisas, sobre a escrita.
-
boa ideia https://sadgrl.online/magnet-poetry/
-
Descobri que o yesterlinks acabou. Reunia vários links legais da chamada yesterweb. Criei um [página com a base de links](página com a base de links) que foi salva pela sadgrlonline.
-
um buscador pros sites do Neocities - https://vhs.neocities.org/
-
- transformar progressivamente a cultura da internet e além dela
- O Yesterweb começou em fevereiro de 2021 como um servidor de chat no Discord. A partir daí, expandiu-se para um webring, um zine, um servidor Mastodon e, finalmente, um fórum. Esta não é uma lista completa dos espaços Yesterweb, mas um destaque dos maiores e mais populares em termos de contexto. A principal concentração da comunidade e seus fenômenos sociais estava no servidor Discord e, em seguida, em menor escala, no fórum. Liderou brevemente uma campanha anti-web3 em novembro de 2021, que estimulou um rápido crescimento na comunidade. Incapazes de encontrar organizadores suficientes para lidar com esse crescimento, os organizadores entraram em greve contra a comunidade em janeiro de 2023, encerraram o servidor Discord em fevereiro de 2023 e encerraram o fórum em 1º de maio de 2023.
- O “movimento” é um movimento digital de pessoas, milhares, senão dezenas/centenas de milhares, que estão decidindo reduzir a sua participação na web central , com algumas dessas pessoas optando, em vez disso, por aumentar a sua participação na web periférica . Estes são conceitos separados de dark web, surface web, deep web, darknet, clearnet, etc., que são deixados ao leitor interessado como uma análise pessoal.
- A web central é a experiência “padrão” da Internet para todos os seres humanos, amplamente definida por plataformas capitalistas monopolistas como Facebook, Twitter, TikTok, Reddit e outras. Google, Microsoft e Amazon fornecem em grande parte as bases que definem os limites (suaves, mas perceptíveis) da megalópole central através de seus mecanismos de busca e serviços de hospedagem. Isso quer dizer que a maioria dos usuários da Internet está confinada aos limites daquilo que podem pesquisar e do que lhes foi apresentado. A experiência central da web é otimizada para o lucro, mantendo os indivíduos dentro de suas plataformas e serviços e suscetíveis à sua mídia, a fim de maximizar a publicidade, as vendas e a coleta de dados.
- A web periférica pode ser descrita como a periferia da web central, com plataformas como Mastodon, SpaceHey, Neocities, salas de chat Discord e IRC, salas Matrix, vários imageboards e outros, incluindo vários clones funcionais de aplicações web centrais. É o campo digital da megalópole corporativa. A publicidade, as vendas e a recolha de dados são substancialmente reduzidas, se não totalmente eliminadas, proporcionando melhores condições para as pessoas socializarem e uma experiência geral mais saudável. É composto por plataformas web hospedadas em infraestrutura separada da web principal por indivíduos ou organizações com diversas fontes de financiamento. A web periférica é descoberta em grande parte por meio do boca a boca e de pesquisas pessoais. Por outras palavras, fazer a ponte entre a web periférica e a web central exige um esforço significativo: a grande maioria dos utilizadores da Internet permanece inconsciente da sua existência.
- Esta divisão entre núcleo e periferia é aproximada e relativa, pois existem serviços e plataformas que estão ambiguamente intermediários, como Cloudflare e WordPress. Existem também áreas que podem ser consideradas mais “rurais” do que o âmbito da nossa investigação, como as comunidades de tilde.