O Nome da Rosa
O Nome da Rosa
Pessoas
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Abu Bakr Ahmad ben Ali ben Washiyya an-Nabati
- Ibn Wahshiyyah o Nabateu foi um alquimista, agricultor, toxicologista, egiptólogo e historiador árabe, nascido em Qusayn, perto de Cufa, no Iraque. Ele foi o primeiro historiador a ser capaz de, pelo menos em parte, decifrar o que foi escrito nos antigos hieróglifos egípcios, relacionando-os à linguagem copta de sua época.
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Ibn_Wahshiyya
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Abu Bakr-Muhammad Ibn Zaka-riyya ar-Razi, que num Liber continens
- Rasis é o nome latinizado de Abū Bakr Muhammad Zakariyyā Rāzī. Foi um Persa polímata, alquimista, filósofo e uma importante figura na história da medicina, muitas vezes tido como o maior médico do mundo islâmico. Ele também escreveu sobre lógica, astronomia e gramática. He was known in the fields of both medicine and chemistry and undertook chemical experiments to create medicines to treat particular diseases. He followed a scientific approach in his research using the methods of monitoring and observation, which gave his chemical experiments a special value. Among Europeans, al-Razi’s most sought after work was his Kitab al-Hawi fi al-tibb (The comprehensive book on medicine), which was translated into Latin in 1279 under the title Continens Rasis by Faraj ben Salim, a physician of Sicilian-Jewish origin employed by Charles of Anjou to translate medical works. This book is also known in Latin as Continens Liber and in English as The Virtuous Life.
- Liber continens, mencionado no livro é o descrito acima.
- https://www.loc.gov/item/2021666821/
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Adhelm de Malmesbury
- foi um abade da abadia de Malmesbury, bispo de Sherborne, poeta em latim e estudioso da literatura em inglês antigo, nasceu antes de meados do século VII. Adelmo introduziu a Regra de São Bento.
- https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Adelmo
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Alan das Ilhas
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Alan das Ilhas
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Algirdas de Cluny, o Doctor Quadratus
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Alhazen compôs um tratado De aspectibus
- compôs um tratado De aspectibus
- Nascido em Basra no ano de 965 da Era Comum (354 da Hégira), Ibn al-Haytham, conhecido no Ocidente pelo cognome Alhazen
- sendo chamado de “o segundo Ptolomeu” e “o primeiro verdadeiro cientista”, uma vez que foi um dos primeiros a usar um método científico de fato.
- magnum opus “Livro da Óptica” (Kitab al-Manazir) traduzida para o latim (onde lhe foi dada a alcunha de al-Haytham pelo tradutor europeu) sob o nome De Aspectibus.
- https://historiaislamica.com/pt/ibn%20al%20haytham%20alhazem%20optica/
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Alinardo de Grotaferrata
- um dos personagens do livro
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Altopascio
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Ângela de Foligno
- foi uma mística e santa cristã nascida em Foligno, na Umbria, Itália, em 1248.
- Oriunda de família rica, casou-se cedo e teve vários filhos. Aos 37 anos, com a morte de seus filhos, marido e pais, ingressou na Ordem Terceira de São Francisco.
- Ângela de Foligno deixou inúmeros escritos de natureza mística, incluindo uma ampla autobiografia. Dedicou-se à meditação do mistério da paixão de Jesus Cristo; às atividades de oração e prática da caridade. Segundo seus relatos teve visões místicas.
- Morreu em Foligno, na Itália, no dia 4 de janeiro de 1309. O seu corpo incorrupto encontra-se exposto na Igreja de São Francisco dessa mesma cidade.
- Foi beatificada pelo Papa Inocêncio XII em 1693 e canonizada pelo Papa Francisco em 2013.
- Os seus escritos foram publicados sob título de Theologia crucis.
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Angelo Clareno
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Originalmente conhecido como Pietro da Fossombrone , nasceu por volta de 1248, e ingressou na ordem franciscana por volta de 1270. Acreditando que a regra de São Francisco não estava sendo observada e interpretada de acordo com a mente e o espírito do Pai Seráfico, retirou-se para uma ermida. com alguns companheiros e formou um novo ramo da ordem conhecido como “Clareni”. A influência dos escritos proféticos de Joaquim de Floris, um abade calabresa, sobre Ângelo e seus seguidores, e de fato sobre os “Espirituais” em geral do século XIII, não pode ser superestimada.
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Pela Bula do Papa Sisto IV , intitulada Dominus Noster Jesus Christus , os “Clareni” foram ordenados a unir-se ao corpo principal dos Franciscanos e colocados sob a obediência do Ministro Geral. Mas o número de seguidores de Angelo era pequeno; e a sua chamada reforma trouxe sobre si mesmo, em particular, e sobre os “Clareni” em geral, o suspeito desfavor dos Frades Menores, que não estavam preparados para aceitar a interpretação extrema da regra de São Francisco que Ângelo tinha adoptado. O Ministro Provincial fez com que Angelo e alguns outros líderes “fanáticos” fossem presos em Roma como hereges e cismáticos. Eles ficaram presos por nove anos quando, em 1289, um novo provincial, Raymond Gaufredi , ordenou que fossem libertados.
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Em 1311, ele veio a Avignon para responder a uma acusação de heresia que havia sido movida contra ele. Ele foi finalmente absolvido após um exame tedioso e minucioso. Ângelo deixou Avinhão, no final de 1312, para ir para Maiorca, onde permaneceu quase dois meses, com o príncipe Filipe, filho de Jaime I de Maiorca. Retornou a Avinhão na primavera de 1313, mas diante da hostilidade dos franciscanos da Toscana, refugiou-se na Sicília, sob a proteção de Frederico III de Aragão.
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Em 1317, o Papa João XXII, na bula Sancta Romana Ecclesia aboliu todos os grupos franciscanos dissidentes. Ângelo foi então forçado a ingressar na congregação dos Celestinos, mas o procurador dos Celestinos recusou-se a permitir-lhe permanecer nos mosteiros Celestinos: em vez disso, foi recebido pelo abade beneditino Bartolomeo no Sacro Speco di Subiaco. De lá envia cartas circulares aos seus frades que vivem em ermidas ou dispersos em conventos.
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É provável que os Fraticelli, que Simone posteriormente defendeu com sucesso contra os dominicanos nos tribunais civis de Florença (c. 1355), onde ele então pregava, fossem adeptos de Clareno.
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Angelo Clareno é o autor, pelo menos em grande parte, da Chronica septem tribulationum Ordinis Minorum , que registra as perseguições sofridas pelos “Espirituais”, [8] começando pelas inovações feitas durante a estadia de São Francisco no Oriente.
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https://m.facebook.com/FreiAngeloClareno/photos/a.666521560029501/1211700595511592/?type=3
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Arnaldo Amalrico
- Arnaldo Amalric, Amalarico, Amalrico, Amaury o Almeric (Narbona, 1160-Fontfroide, 26 de septiembre de 1225) fue abad, inquisidor, legado papal y arzobispo francés.
- Miembro de la Orden del Císter. Fue abad de Poblet y después de Císter en 1200-1212.[1] En 1204 fue nombrado legado papal por Inocencio III en Occitania e inquisidor.
- En 1209 dirigió la cruzada contra los albigenses.
- La orden cisterciense (en latín: Ordo Cisterciensis, O.Cist.), igualmente conocida como orden del Císter o incluso como Santa orden del Císter (Sacer Ordo Cisterciensis, S.O.C.), es una orden monástica católica reformada. Tienen como regla la de san Benito, la cual aspiran seguir en forma estricta. Nacieron en 1098 como una reacción de la relajación que consideraban que tenía la Orden benedictina de Cluny (de 910), queriendo volver al espíritu original de la Orden de San Benito (de 529). Su origen se remonta a la fundación de la Abadía de Císter por Roberto de Molesmes.
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Arnaldo de Brescia
- Arnaldo de Bréscia (Bréscia, 1090 ou 1105? — Roma, 1155), também conhecido por Arnoldo da Brescia, ou simplesmente por Arnaldus foi um monge católico e reformador religioso discípulo de Pedro Abelardo.[1] Ele exigiu que a Igreja renúncia seu direito de ter propriedade e participou da fracassada Comuna de Roma.
- Exilado pelo menos três vezes ao longo da vida, ele foi eventualmente capturado e enforcado por ordens do Papado, tendo seu corpo posteriormente queimado e suas cinzas jogadas no rio Tibre. Apesar dele ter falhado como reformador e líder político, seus ensinamentos sobre pobreza apostólica ganhou proeminência após sua morte entre os “Arnoldistas” e também com os valdenses e os fraticellis.[2] Muitos o colocam como um dos precursores da Reforma Protestante.
- https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Arnaldo_de_Br%C3%A9scia
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Arnaldo de Villanova
- foi um alquimista, astrólogo e médico.
- Foi incontestavelmente o mais importante médico do mundo latino medieval, comprometido também em questões político-religiosas de seu tempo.
- expôs amplamente suas teorias sobre o próximo fim do mundo e da reforma necessária da Igreja Católica. A repulsa dos teólogos de Sorbonne, que condenaram seu Tractatus de tempore adventu Antichristi,
- em 1302, polemizando violentamente com os dominicanos que rechaçam suas ideias; em 1304, protestando ante o conclave reunido em Perúsia… (essa cidade é mencionada).
- Arnaldo também intervém nas dissidências do franciscanismo estrito ou as tensões entre a Santa Sé e o rei da Sicília.
- comprometido no movimento dos espirituais.
- https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Arnaldo_de_Vilanova
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Averroes
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foi um polímata cuja obra abrange uma gama diversificada de assuntos, incluindo filosofia, teologia, medicina, astronomia, física, jurisprudência, direito islâmico e linguística. Seus trabalhos filosóficos incluem numerosos comentários sobre Aristóteles, motivo pelo qual Averróis ficou conhecido no ocidente como “O Comentador”. Também serviu como juiz e médico.
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As traduções de sua obra despertaram um novo interesse na Europa Ocidental pelas obras de Aristóteles e de pensadores gregos em geral. Seus pensamentos geraram controvérsias na cristandade latina, desencadeando um movimento filosófico baseado em seus ensinamentos — chamado Averroísmo — e também condenação pela Igreja Católica em 1270 e 1277. Embora enfraquecido pelas condenações e pela crítica levantada por Tomás de Aquino, o averroísmo latino permaneceu atraindo seguidores durante o século XVI.
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No âmbito religioso, a sua interpretação do Corão propõe que há verdades óbvias para o povo, místicas para o teólogo e científicas para o filósofo e estas podem estar em desacordo umas com as outras. Havendo o conflito, os textos devem ser interpretados alegoricamente. É daí que decorre a ideia que lhe é atribuída de que existem duas verdades, onde uma proposição pode ser teologicamente falsa e filosoficamente verdadeira e vice-versa.
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Os averroístas aceitam, com Aristóteles, a concepção de Deus como motor imóvel que move eternamente um mundo eternamente existente não feito nem conhecido por ele. Esta tese da eternidade do mundo choca-se com as concepções cristãs. Postulam que a alma individual do homem é perecível e corruptível; isto é, não é imortal. Finalmente, os averroístas defendem a teoria da dupla verdade: a teológica ou da fé e a filosófica ou da razão. Portanto, é verdade, de acordo com a fé, que a alma é imortal e o mundo é criado; mas também é verdade, de acordo com a razão, que a alma é corruptível e o mundo é eterno. Daqui se retirou, nos séculos XVIII e XIX, a defesa de uma total autonomia da razão perante a fé, que se opõe à tese agostiniana de que a verdade é única. As teses averroístas mais radicais foram condenadas pela Igreja Católica. Tomás de Aquino, tendo sido um seguidor de Averróis, opôs-se no entanto ao seu naturalismo exclusivamente racional. Ernest Renan, o célebre autor francês da Vida de Jesus, onde se nega toda e qualquer intervenção
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Avicena
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foi um polímata persa que escreveu tratados sobre vários assuntos, dos quais aproximadamente 240 chegaram aos nossos dias. Em particular, 150 destes tratados se concentram em filosofia e 40 em medicina.
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O “avicenismo” também teve influência na Europa medieval, particularmente as suas doutrinas sobre a alma e a distinção entre existência-essência, principalmente por causa dos debates e tentativas de censura que elas provocaram na Europa escolástica. Essa situação foi particularmente visível em Paris, onde o “avicenismo” foi proscrito em 1210. Mesmo assim, a sua psicologia e a sua teoria do conhecimento influenciaram William de Auvergne e Alberto Magno, enquanto que a sua metafísica teve impacto no pensamento de Tomás de Aquino.
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Ayyub al Ruhawi
- foi um autor do século IX do primeiro livro de ética médica na medicina árabe .
- Sua Ética do Médico contém a primeira descrição documentada para processos de revisão por pares . Os processos forneceram os fundamentos dos processos de revisão por pares, onde os médicos árabes em exercício eram avaliados por pares sobre o tratamento médico que prestam aos seus pacientes. Se o tratamento de um paciente foi feito incorretamente com avaliações negativas por pares, o médico estará sujeito a uma ação judicial.
- Ele compilou duas obras baseadas em Galeno.
- JOB de Edessa, “Job the Spotted”, ou Ayyub ar-Ruhawi, nasceu em Edessa, possivelmente por volta de 760 DC, e parece ter sobrevivido até cerca de 835 DC. um dos primeiros e mais prolíficos tradutores de Aristóteles e Galeno para uma língua oriental. Além das traduções, escreveu muitas obras originais, das quais apenas duas ainda existem, nomeadamente, um tratado sobre a hidrofobia canina e o “Livro dos Tesouros” que o Dr. Mingana aqui editou e traduziu de um manuscrito único exemplar numa biblioteca europeia em sua própria coleção. O “Livro dos Tesouros”, provavelmente escrito por volta de 817 d.C., é uma espécie de enciclopédia filosófica e científica; proporciona uma perspectiva clara da formação intelectual de Bagdá sob Harun ar-Rashid e Al-Ma’miin, e mostra que, embora Aristóteles e outros escritores gregos fossem considerados os grandes mestres do conhecimento secular, a independência de pensamento era mais prevalente do que poderia ser esperado.
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Basílio de Ancira
- foi um padre, bispo e mártir cristão em Ancira, Galácia (atual Ankara, Turquia).
- Basílio foi preso durante a perseguição aos cristãos de Juliano, o Apóstata. Corajosamente, ele foi até o imperador, que estava visitando Ancira, e professou abertamente sua fé e pregou contra os sacríficios e oferendas ao imperador romano. Ao refutar abertamente um sacrifício em andamento com uma oração, foi preso imediatamente. Ele foi torturado - tiras de pele foram retiradas de suas costas - e executado em 26 de junho de 362 por uma surra com ferros quentes.
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Baylek al Qabayaki
- foi um estudioso egípcio conhecido pela obra árabe que é um livro é um dos primeiros tratados árabes que menciona o uso de bússolas magnéticas flutuantes para navegação. Ele descreveu o uso de uma agulha flutuando na água, usada a bordo de um navio entre Trípoli e Alexandria. O livro foi traduzido para o francês por Julius Klaproth e mais tarde por Clement Mullet em 1868.
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Beato de Liébana
- foi um monge do Mosteiro de São Martinho de Turieno (actual Mosteiro de São Turíbio de Liébana, na comarca de Liébana, nos Picos da Europa). A sua obra mais conhecida é o Comentário ao Apocalipse de São João (Commentarium in Apocalypsin), de grande difusão durante a Alta Idade Média, devido ao seu trabalho no campo da teologia, política e geografia.
- Escreveu os “Comentários ao Apocalipse” de São João (Commentarium in Apocalypsin) em 776. Dez anos depois, em 786, redige a versão definitiva. Nesta versão pretende fazer frente à crise que atravessava a Igreja na altura, e tenta demonstrar que detém a traditio sobre a chegada e predicação do apóstolo Santiago em Espanha. Para isso baseia-se em certas passagens do livro Breviário dos Apóstolos.
- Estes Comentários contêm também um dos mais antigos mapa-múndi do mundo cristão.
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Bernard Délicieux,
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Bertrando de Poggetto
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Béziers
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Cesário de Eisterbach.
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Clara de Montefalco
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Clara de Montefalco!
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Deusteguarde de Florença?
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Guilherme dAlvernia em seu De legibus?
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Guilherme Durando.
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Honório Augustodunense
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Isidoro de Sevilha
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Al Kuwarizmi, Tabulae.
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Aquinate,
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Dulcino de Novara? Ouvi falar.
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Gherardo Segalelli
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Gherardo Segalelli de Parma?
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Gherardo Segalelli,
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Gioacchino de Fiore
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Guido Putagio,
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Ibn Hazm,
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Isidoro de Sevilha,
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Jacques Fournier
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João de Jandun,
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Kyrie.
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Magnus de Iona,
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Marsílio de Pádua e João de Jandun,
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Michele de Cesena,
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Nicola de Morimondo,
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Obizzo de Parma
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Pacifico de Tivoli.
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Paulo Milmoscas,
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Pedro de Maricourt,
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Pentagonun Salomonis.
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Perugia,
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Rabán de Toledo,
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Remigio de Varagine
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Salimbene,
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Santa Hildegarda:
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Ubertino
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Walter Map
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As tabelas astronômicas de Al Kuwarizmi, traduzidas por Adelardo de Bath!
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Gaspar, Melchior, Merquisard.
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Licurgo mandou erigir uma estátua ao riso.
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Mane, Tekel, Fares,
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Darii,
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frei Dulcino
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Geórgicas?
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levar Gherardo aos cepos.
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Margherita ser feita em pedaços diante dos olhos de Dulcino, e gritava, degolada que estava, pobre corpo que uma noite eu também tocara E
Latim
- hic lapis gerit in se similitudinem coeli,
- Penitentiam agite, appropinquabit enin regnum coelorum.
- Quod enim laicali ruditate turgescit non habet effectum nisi fortuito, dizia.
- Sed opera sapientiae certa lege vallantur et in finem debitum efficaciter diriguntur.
- ut sit exiguum caput et siccum prope pelle ossibus adhaerente, aures breves et argutae, oculi magni, nares patulae,
- Abigor, pecca pro nobis Amon, miserere nobis Samael, libera nos a bono Belial eleyson Focalor, in corruptionem meam intende Haborym, damnamus dominum Zaebos, anum meum aperies Leonardo, asperge me spermate tuo et inquinabor
- Age primum et septimum de quatuor e todos entoaram: In finibus Africae, amen. Então todos sederunt.
- Causam languoris video nec caveo!
- Charta lintea,
- De hoc satis,
- Equus albus.
- Graecum est, non legitur,
- homeni malíssimos
- Hunc mundum tipice laberinthus denotat ille,
- In nomine Domini amen. Hec est quedam condemnatio corporalis et sententia condemnationis corporalis lata, data et in hiis scriptis sententialiter
- Intranti largus, redeunti sed nimis artus.
- Isa ibn Ali, De oculis, Alkindi, De radiis stellatis
- Liber monstrorum de diversis generibus.
- Ludere me libuit, ludentem, papa Johannes, accipe. Ridere, si placet, ipse potes.
- nigra et amara
- Non in commotione, non in commotione Dominus.
- O sidus clarum puellarum,
- Omnes enim causae effectuum naturalium dantur per lineas, angulos et figuras. Aliter enim impossibile est scire propter quid in illis,
- per Dominum moriemur.
- Pulchra sunt ubera quae paululum supereminent et tument modice,
- qui animam corpori per vitia conturbationesque commiscent, utrinque quod habet utile ad vitam necessarium demoliuntur, animamque lucidam ac nitidam carnalium voluptatum limo perturbant, et corporis munditiam atque nitorem hac ratione miscentes, inutile hoc ad vitae officia ostendunt.
- Salva me ab ore leonis,
- Tertius equi,
- Ut cachinnis dissolvatur, torqueatur rictibus!
- (secretum finis Africae manus supra idolum age primum et septimum de quatuor),
- actus appetitus sensitivi in quantum habent transmutationem corporalem annexam, passiones dicuntur, non autem actus voluntatis.
- Ad conditorem canonum
- Apocalypsis Iesu Christi,
- Apocalypsis Iesu Christi.
- appetitus tendit in appetibile realiter
- aqua fons vitae.
- aut semel aut iterum medium generaliter esto,
- Cecidit de coelo stella magna.
- consequendum ut sit ibi finis motus.
- Corona regni de manu Dei,
- corpos et cuncta erant bona.
- Costat nobis etiam ex predictis et ex dicta sententia lata per dictum dominum episcopum florentinum,
- Cum venerabiles enumera
- De aspectibus de Alhazen
- De bestiis.
- de dictis cujusdam stulti II. syr. libellus alchemicus aegypt
- Dei pullulans in radice fidei,
- dictum Johannem fore hereticum, nolle se tantis herroribus et heresi corrigere et emendare, et se ad rectam viam fidei dirigere, habentes dictum Johannem pro irreducibili, pertinace et hostinato in dictis suis perversis herroribus, ne ipse Johannes de dictis suis sceleribus et herroribus perversis valeat gloriari, et ut eius pena aliis transeat in exemplum; idcirco, dictum Johannem vocatum fratrem Micchaelem hereticum et scismaticum quod ducatur ad locum iustitie consuetum, et ibidem igne et flammis igneis accensis concremetur et comburatur, ita quod penitus moriatur et anima a corpore separetur.
- Dies irae,
- differentias odorum?
- erecta cervix, coma densa et cauda, ungularum soliditate fixa rotunditas. Se o cavalo de quem inferi a
- Est ubi gloria nunc Babylonia?
- facit quod ipsae res quae amantur, amanti aliquo modo uniantur et amor est magis cognitivus quam cognitio.
- Facta est grando et ignis;
- finis Africae.
- fons paradisi de
- Gratia vobis et pax,
- heresia bogomila da ordo Bulgarie e da ordo Drygonthie
- hereticam pravitatem stetit et conversatus fuit cum Fraticellis, vocatis Fraticellis della povera vita hereticis et scismaticis et eorum pravam sectam et heresim secutus fuit et sequitur contra fidem cactolicam et accessit ad dictam civitatem Florentie et in locis publicis dicte civitatis in dicta inquisitione contentis, credidit, tenuit et pertinaciter affirmavit ore et corde quod Christus redentor noster non habuit rem aliquam in proprio vel comuni sed habuit a quibuscumque rebus quas sacra scriptura eum habuisse testatur, tantum simplicem facti usum.
- hic sunt leones.
- Hoc spumans mundanas obvallat Pelagus oras terrestres amniosis fluctibus cudit margines. Saxeas undosis molibus irruit avionias. Infima bomboso vertice miscet glareas asprifero spergit spumas sulco, sonoreis frequenter quatitur flabris
- In diebus illis
- Johannem vocatum fratrem Micchaelem Iacobi, de comitatu Sancti Frediani, hominem male condictionis, et pessime conversationis, vite et fame, hereticum et heretica labe pollutum et contra fidem cactolicam credentem et affirmantem Deum pre oculis non habendo sed potius humani generis inimicum, scienter, studiose, appensate, nequiter et animo et intentione exercendi
- Lacrimosa dies illa qua resurget ex favilla iudicandus homo reus: huic ergo parce deus! Pie Iesu domine dona eis requiem.
- mon, man, tonte, piron, dameth, perfellea, belgalic, margaleth, lutamiron, taminon e raphalut.
- mors est quies viatoris, finis est omnis laboris
- mulier amicta sole
- mulier amicta sole.
- nigra sed formosa
- nihil sequitur geminis ex particularibus unquam.
- Nomen illi mors.
- nomina sunt consequentia rerum,
- O quam salubre, quam iucundum et suave est sedere in solitudine et tacere et loqui cum Deo!
- Obscuratus est sol et aer.
- Omne animal triste post coitum.
- omnis ergo figura tanto evidentius veritatem demonstrat quanto apertius per dissimilem similitudinem figuram se esse et non veritatem probat.
- omnis mundi creatura quasi liber et pictura nobis est in speculum
- ordo monachorum,
- peccant enim mortaliter, cum peccant cum quocumque laico, mortalius vero quando cum Clerigo in sacris ordinibus constituto, maxime vero quando cum Religioso mundo mortuo.
- Primitus pantorum procerum poematorum pio potissimum paternoque presertim privilegio panegiricum poemataque passim prosatori sub polo promulgatas
- Primogenitus mortuorum
- Primogenitus mortuorum,
- principes sederunt,
- principium contentionis, e não admite consortium in amato, mas aquele de que fala Dionísio nos Nomes Divinos, em que mesmo Deus é dito ciumento propter multum amorem quem habet ad existentia
- pronumptiata et promulgata
- Pulchra enim sunt ubera quae paululum supereminent et tument modice, nec fluitantia licenter, sed leniter restricta, repressa sed non depressa
- Qui non habet caballum vadat cum pede
- Quia quorundam,
- Quinti Sereni de medicamentis, Phaenomena, Liber Aesopi de natura animalium, Liber Aethici peronymi de cosmographia, Libri tres quos Arculphus episcopus Adamnano escipiente de locis sanctis ultramarinis designavit conscribendos, Libellus Q. Iulii Hilarionis de origine mundi, Solini Polyshistor de situ orbis terrarum et mirabilibus, Almagesthus
- Ridens cadit Gaudericus Zacharias admiratur, supinus in lectulum docet Anastasius…
- Secretum finis Africae manus supra idolum age primum et septimum de quatuor.
- Sederunt principes et adversus me loquebantur, iniqui. Persecuti sunt me. Adjuva me, Domine, Deus meus salvum me fac propter magnam misericordiam tuam.
- sic et non
- Speculum amoris, de frei Massimo de Bolonha,
- stat rosa pristina nomine, nomina nuda tenemus.
- stupra virginum et amores meretricum
- Super thronos viginti quatuor,
- super thronos viginti quatuor!)
- Super thronos viginti quatuor.
- taxae sacrae poenitentiariae,
- terribilis ut castrorum acies ordinata.
- Tertia pars terrae combusta est.
- tolle et lege.
- toto corpore fecerat linguam,
- verbum mentis,
- vitra ad legendum,
- motus in amatum,
- Requiescant a laboribus suis.
- suppositio materialis,
- amicta sole.
- cingulum diaboli
- Diadema imperii de manu Petri
- Historia fratris Dulcini Heresiarche.
- III. Expositio Magistri Alcofribae de cena beati Cypriani Cartaginensis Episcopi IV. Liber acephalus de stupris virginum et meretricum amoribus
- intus et in cute,
- ioca monachorum?
Dicionário
- acróstico
- acume.
- aleluiático
- algures.
- anagógica,
- anagogicamente
- asserir,
- asserira,
- auctoritas
- austro,
- babélicas,
- beguino
- caligem.
- cantáridas
- cautamente
- codicilos
- coetâneo,
- colombina
- colóquio.
- colorina, outro espartarcina,
- comas
- comiseração
- concento
- concionar,
- consistório
- contentar-te-ás
- contubérnio
- cordura.
- danação
- delfim,
- delíquio,
- dignidade abacial
- díptico criselefantino
- disquisição
- divérbio
- duas achas cruzadas,
- entrementes
- entretecidas
- enxergão
- Epítomes.
- esbirro.
- escólios,
- esgar
- exânime
- exânime.
- exéquias.
- exigüidade
- faldas
- fâmulos
- florilégio
- gáudio
- gonfaloneiro
- gorar
- hílare,
- hiperurânio
- hirta
- inelutabilidade
- inexaurível
- iníquos,
- insídia
- jogral,
- lenitivo
- licenciosidade
- locustas
- mendazes
- messes,
- miliárias
- miríficos
- misser
- misser o papa
- modios
- mofa.
- muricina,
- nártex
- nártex.
- nastro violeta
- netúnico
- neumas
- opróbrio
- parúsia,
- passito,
- pávidos
- prelibada
- prelibado
- protérvia!
- pudendas.
- rapaces?
- recamada,
- regaço,
- ressupino.
- rufião.
- salmodiar
- sardônica,
- sequazes
- seráfica
- simonia.
- simoníaco
- simoníaco.
- sinédoque
- sinédoque,
- sólio.
- talião
- távolas
- tecas
- teríeis
- Transigirei
- trípode
- vexilários?
- vitupério
- vocalises e melismas,
- alhures.
- anagógica
- anátemas
- aquilão
- archotes.
- bilha
- bilioso.
- biltres
- birbantes,
- carnífices,
- catafalco,
- catharoi,
- cinabre,
- circunfusa
- cluniacense: O núcleo reformista mais importante deste período foi a abadia borgonhesa de Cluny, fundada em 910 por Guilherme, o Piedoso da Aquitânia, que logo criou uma verdadeira estrutura de dependências monásticas que promoveu a divulgação da arte românica.Como reação aos excessos da vida de Cluny, inteiramente dedicada à oração e acompanhada de um ascetismo moderado, nasceu em Oteaux (Borgonha) a ordem cisterciense, criada por São Roberto de Molesmes em 1098. A regra cisterciense propunha a pobreza, o trabalho e o silêncio e , no domínio da arquitectura, gerou um novo tipo de edifício, muito sóbrio mas magnífico pela pureza das linhas e pela perfeição do cordame.
- cupidez
- delíquio
- diaspório,
- dissenso
- douto
- dulcinianos
- ecpirose
- encanecido
- encastoadas
- epítome
- errabundas
- esmoler
- esmoleres,
- estouvado,
- estrídula.
- exagitado
- exânime,
- exéquias
- extático,
- fâmulos,
- fleugmático
- fraticello.
- fúlgida
- inopinadamente
- insidiosa
- insignes
- ínsito
- inviso
- invisos
- José trepou num módio,
- legação.
- levante
- liame
- libelo
- liotarda
- litanial
- lóculos
- lúbricos
- manto era cor de múrice,
- marta
- meatos
- mendaz,
- menoritas,
- módio
- mole
- mormente
- mozarábico,
- mulíebres
- nastro
- nefandas
- nefandas,
- palafreneiros
- paterinos
- paterinos e cátaros
- paterinos e valdenses, e talvez cátaros, arnaldistas e humilhados,
- paterinos, cátaros, joaquimitas, espirituais
- pegas,
- perno
- perno,
- perspicuidade,
- pestífero,
- pingue
- plurimas
- podestades
- predicatória:
- pulvísculo
- quodlibetária
- rapinas
- refocilados,
- ribaldos
- sandeus,
- setentrião,
- sextário,
- sicômoro,
- sinais.
- solércia,
- súcias
- sufumígios
- traganta,
- trânsfugas
- truões
- tugúrios
- túrbidas
- um coxim de púrpura,
- valdenses, beguinos, beatos, fraticelli e dulcinianos.
- venefício,
- venustidade,
- verbigratia,
- vexilárias?
- vicissitude
- vígil
- capadores, lotores, protomédicos, pauperes verecundi, necrófilos, afrates, atrementes, cruzados, alacerbados, relicários, afarinhados, sedutores, iuccos, coquinos, spectinos, mutuadores e atarantados, acones e admiracti, cagnabaldos, falsobordones, advindos, alacrimantes e afarfantes.
- grei
- guiões,
- hebetude.
- heresiarca,
- hidropisia,
- hílare.
- histrião,
- impenitência,
- incipit,
- Persignei-me.
- eflúvio
- insignes
- irrisão,
- lorigada
- mole
- nefandas
- obtundia
- pingue
- refocilados,
- solércia,
- venefício,
- vituperar
- amanuense
- dissenso
- douto
Demais
- Mas como foi, disse admirado, que vós conseguistes resolver o mistério da biblioteca olhando-a de fora e não o resolvestes quando estáveis lá dentro? Assim Deus conhece o mundo, porque o concebeu em sua mente, como se estivesse de fora, antes que fosse criado, enquanto nós não conhecemos a regra, porque vivemos dentro dele encontrando-o já pronto.
- Pelas sete igrejas de Clonmacnois!
- afastara novamente, e há pouco, porque estava na cozinha
- Apocalipse de Leão e Castela,
- Apocalipse do Beato de Liébana,
- aqueles com as plantas dos pés viradas para trás, de modo que quem os segue olhando as pegadas chega sempre ao lugar de onde vêm e nunca aonde vão,
- Aqui ele começa a pensar em como o labirinto foi feito
- Aspirava a um mundo diferente, que, nos tempos em que fugiu da casa dos seus, pelo que me disse, tomava o aspecto do país da Bem-aventurança, onde nas árvores, que exsudam mel, crescem formas de queijo e cheirosos salsichões.
- assegurar este homem à justiça,
- assembléia de monstros arrotados pelos abismos da terra desconhecida,
- azulada, Tecla avermelhada, Daniel leonina, João tridina,
- barcos de iniqüidade, sepulcros caiados, focos de vícios!
- bogomilos dalmácios.
- cada muro tinha duas janelas, e cada torreão cinco.
- capítulo de Perugia
- cenocroca de corpo de asno, chifres de cabrito montês, peito e fauces de leão, pé de cavalo, mas bipartido como o de boi, um talho da boca que chega até às orelhas, a voz quase humana e, no lugar dos dentes, um único osso sólido. E existe a besta mantícora, de cara de gente, uma tripla fileira de dentes, o corpo de leão, a cauda de escorpião, os olhos glaucos, a cor de sangue e a voz semelhante ao sibilo da serpente, ávida de carne humana.
- clareza a razão pela qual os abades beneditinos tinham dado proteção e refúgio aos franciscanos espirituais,
- Coena Cypriani.
- concílio lateranense de 1179
- Construção da frase
- consultei-as freqüentemente como a um oráculo,
- costela de um delfim.
- creio que os abades achavam que um poder excessivo do papa significava um poder excessivo das cidades, enquanto minha ordem tinha conservado intacto o seu poder durante os séculos, justamente em luta contra o clero secular e os mercadores citadinos, colocando-se como mediadora direta entre o céu e a terra, e conselheira dos soberanos.
- Cum inter nonnullos, em que eram condenadas definitivamente as teses do capítulo de Perugia.
- é sempre melhor que quem nos dá medo tenha mais medo que nós.
- Ele concordou, e matou quase quinhentos. Depois saiu da torre com os filhos dos judeus, e pediu aos pastorzinhos para ser batizado. Mas os pastorzinhos lhe disseram: tu fizeste tamanho morticínio de tua gente e agora pretendes escapar à morte? E fizeram-no em pedaços, poupando as crianças, que mandaram batizar.
- Ele vai falar do que swntge pela moça. Tem umas passagens interessantes poeticas.
- enigmas de Sinfósio
- enigmas de Sinfosio,
- erva que se chama satirion,
- Explica como sair do labirinto.
- Frase bonita
- Frase com crase
- heresia dos paterinos.
- indecentemente implume de corpo,
- Livro do frenético desejo do devoto de aprender os enigmas das antigas escrituras
- Mateus num escabelo,
- meu coração se atordoava de doçura ao vibrar de um climacus ou de um porrectus, de um torculus
- Na
- Não consigo mais distinguir a diferença acidental entre valdenses, cátaros, pobres de Lyon, humilhados, beguinos, beatos, lombardos, joaquimitas, paterinos, apostólicos, pobres lombardos, arnaldistas, guilhermistas, sequazes do livre espírito e luci-ferinos.
- nomeava como seus lugares-tenentes a pérfida Margherita (uma mulher) e Longino de Bérgamo, Frederico de Novara, Alberto Carentino e Valderico de Brescia.
- o obstinado enfurecer-se das vozes ctônias não esmorecia,
- O que significa essa frase?
- o sono diurno é como o pecado da carne: quanto mais se tem mais se quer, contudo nos deixa infelizes, satisfeitos e insatisfeitos ao mesmo tempo.
- Os monastério eram que se achavam a ligação entre o reino terreno e o celeste, e não o clero secular que seriam os padres bispos e papa, mais preocupados com poder político .
- Os paterinos são um movimento de reforma dos costumes dentro das leis da santa madre igreja. Eles quiseram sempre melhorar o modo de vida dos eclesiásticos.
- Os valdenses pregavam uma reforma dos costumes no interior da igreja, os cátaros pregavam uma igreja diferente, uma visão diferente de Deus e da moral. Os cátaros achavam que o mundo estava dividido entre as forças opostas do bem e do mal, e tinham construído uma igreja em que se distinguiam os perfeitos dos simples crentes, e tinham seus sacramentos e seus ritos; tinham constituído uma hierarquia muito rígida, quase tanto quanto a da nossa santa madre igreja e não pensavam absolutamente em destruir qualquer forma de poder. O que te explica por que aderiram aos cátaros até mesmo homens de mando, proprietários, feudatários.
- Os valdenses, ao contrário (e com eles os arnaldistas ou os pobres lombardos), queriam construir um mundo diferente sobre um ideal de pobreza, por isso acolhiam os deserdados, e viviam em comunidade, do trabalho das próprias mãos. Os cátaros recusavam os sacramentos da igreja, os valdenses não, refutavam somente a confissão auricular.
- outro cardina e outro marinha, outro arvorina
- para assemelhar-se aos apóstolos, que ainda eram judeus, Gherardo Segalelli fez-se circuncidar, o que vai contra as palavras de Paulo aos Gálatas — e tu sabes que muitas santas pessoas anunciam que o Anticristo vindouro virá do povo dos circuncisos
- para que vossas vísceras se contorçam de susto e os vossos dentes batam até cortar-vos a língua, e o gelo que se formará em vosso sangue faça descer um véu escuro sobre vossos olhos
- pastores seculares, que eram os padres e os bispos, ignorantes e corruptos, já agora pronos aos interesses das cidades, onde as ovelhas não eram mais tanto agora os bons e fiéis camponeses, mas sim os mercadores e os artesãos. À
- Penetrarei logo nesse deserto imenso, perfeitamente plano e incomensurável, em que o coração verdadeiramente pio sucumbe bem-aventurado. Afundarei na treva divina, num silêncio mudo e numa união inefável, e nesse afundar-se será perdida toda igualdade e toda desigualdade, e naquele abismo meu espírito perderá a si mesmo e não conhecerá nem o igual nem o desigual, nem nada: e serão esquecidas todas as diferenças, estarei no fundamento simples, no deserto silencioso onde nunca se viram diferenças, no íntimo onde ninguém se encontra no próprio lugar. Cairei na divindade silenciosa e desabitada onde não há obra nem imagem.
- Personagem
- Personagem
- Personagem
- Personagem
- Pessoa
- Pessoa
- Pessoa
- pode esse sinal de interrogacao no meio?
- Pontuação
- porque ou repetiam o que já dizia o corão, e portanto eram inúteis, ou contradiziam o livro sagrado dos infiéis, e portanto eram prejudiciais.
- porque penso que aí há uma relação, entendeis?, uma relação possível, ou
- porta clausa, fons hortorum, cella custos unguentorum, cella pigmentaria!
- Practica officii inquisitionis heretice pravitatis
- Pro imperio era interessante pq significava que a igreja tinha ser pobre, consequentemente s dinhero sem poder.
- Qual a relação dele com os signos?
- quando os inimigos verdadeiros são demasiado fortes, é preciso então escolher inimigos mais fracos.
- Que evento é esse ?
- que se abria de modo bastante impudente no peito,
- Quem Será ?
- recitando o Miserere em vez da prédica,
- Repara por exemplo neste país, o maior filósofo de nosso século não foi um monge, mas um boticário. Estou falando daquele florentino
- rigor do donatista, a loucura suicida do circuncelião, a luxúria do bogomilo, a orgulhosa pureza do albigense, a necessidade de sangue do flagelante,
- se dizia dos cátaros que eram búlgaros e sodomitas).
- Segalelli trazia consigo uma apóstola, uma certa Tripia ou Pripia, que pretendia ter o dom da profecia.
- sem o consenso do papa não poderia permanecer muito tempo à testa da ordem.
- sendo por isso o portal jubilosa promessa de concórdia,
- senhor destas plagas,
- silencioso e elusivo porque consciente de não ter nada a dizer.
- Sion
- sorrento (por quê?), Moisés do gaditano, Isaac do cretense, Arão do adriano, Zaqueu do arbustino, Tecla do arsino, João do albano, Abel do campano, Maria do signino, Raquel do florentino.
- suas lentes. Muito interessante, repetiu. O indicador e o polegar estão escuros nas pontas, o médio apenas na parte interna, e levemente.
- terra dança a dança de Macabré,
- tinham feito suas as teses dos espirituais sobre a pobreza de Cristo; e do intrico que se formara unindo os franciscanos ao império,
- Todos poderiam ter apagado o incêndio da igreja, ninguém sabia agora como.
- tratava-se dos versículos do Apocalipse de João,
- três as espécies de som, vox, flatus, pulsus,
- Uso de há pouco
- Gott ist ein lautes Nichts, ihn rührt kein Nun noch Hier…
- Er muoz gelîchesame die Leiter abewerfen, sô Er an ir ufgestigen ist… Se diz assim?